Monitorizar, avaliar e cumprir.

No âmbito do Protocolo de Quioto e no seio da União Europeia, Portugal assumiu o compromisso de não ultrapassar as emissões de gases com efeito de estufa em 27% no período de 2008-2012, face às emissões registadas em 1990. O Sistema de Informação CumprirQuioto.pt permite antever o cumprimento nacional do Protocolo de Quioto, e apoiar a decisão em matéria de políticas públicas de mitigação de gases com efeito de estufa em Portugal.

CumprirQuioto.pt [Versão 1.01] suporta-se em dados sobre a implementação das políticas e medidas sectoriais de mitigação, em estimativas de emissões de gases com efeito de estufa para o período 2008-2012, e em informação sobre a actividade do Fundo Português de Carbono. A informação relativa a políticas e medidas sectoriais é da responsabilidade dos respectivos sectores de política pública. As metodologias usadas para o cálculo dos indicadores de execução das políticas e medidas sectoriais, e do seu impacte na eficácia ambiental esperada foram validadas pelos respectivos sectores de política pública.

CumprirQuioto.pt [Versão 1.01] encontra-se em evolução. A sua opinião é importante. Contacte-nos!

Indicador de Cumprimento de Quioto Actualmente, estima-se que, no período de cumprimento do Protocolo de Quioto: 2008-2012, Portugal esteja 7% abaixo da quantidade que lhe foi atribuída, o que equivale a emitir menos 26.58 Mt CO2e do que o tecto de emissões de gases com efeito de estufa estabelecido.
-7 % Equiv. a -26.58 Mt CO2e